Dia Mundial do Diabetes

Hoje, dia 14 de novembro, é o Dia Mundial do Diabetes.

A Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) e a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) estão juntas na promoção de diversas atividades pelo país, realizadas durante todo o mês de novembro.

A Campanha foi criada em 1991 pela IDF (Internacional Diabetes Federation) em conjunto com a OMS (Organização Mundial da Saúde), em resposta às preocupações sobre os crescentes números de diagnósticos no mundo.

Em 2017, será abordado o tema “Mulheres e Diabetes : nosso direito a um futuro saudável”.

De acordo com o Ministério da Saúde, o diabetes, junto com a hipertensão, é a doença que mais mata no Brasil. Dados do VIGITEL de 2015, apontam para quase cerca de 10 milhões de diabéticos no Brasil, dos quais, 90% apresentam o Diabetes tipo 2.

Cerca de 50% dos pacientes ao diagnóstico do Diabetes tipo 2 são assintomáticos, ou seja, não apresentam qualquer sintoma.

Na maioria dos casos, a doença aparece devido à obesidade e ao sedentarismo, problemas que poderiam ser amenizados por meio de uma alimentação saudável e exercícios físicos regulares.

Se você possui mais de 45 anos, e/ou apresenta algum fator de risco que seja : obesidade, hipertensão arterial, sedentarismo, dislipidemia, história familiar de Diabetes, histórico de Diabetes Gestacional e/ou feto macrossômico, procure verificar sua glicose no sangue em jejum e consulte um Endocrinologista para avaliar o seu resultado.