Hipoglicemia

A hipoglicemia acontece quando a glicose encontra-se em baixos níveis no sangue. A glicose é o principal combustível do organismo e a insulina facilita a entrada da glicose dentro das células.

Em pessoas com diabetes, as principais causas são excesso de dose de medicações que estimulam a liberação de insulina pelo pâncreas, excesso de dose de insulina para a quantidade de carboidrato ingerida ou atraso/omissão na alimentação.

A hipoglicemia pode acontecer também em pessoas que não têm diabetes, o que é bem mais raro e causas como ingestão inadvertida de substâncias que estimulam a liberação de insulina pelo organismo, medicamentos para o Diabetes e até mesmo tumores que produzem insulina devem ser investigados.

O diagnóstico laboratorial é considerado quando a taxa de glicose no sangue diminui para valores inferiores ao normal, ou seja, abaixo de 60mg/dL. E os principais sintomas são : sensação de fome, tremores, ansiedade, tontura, sudorese fria, irritabilidade, confusão mental, desmaios, fraqueza ou, em casos mais raros, até convulsão.

Para confirmação do diagnóstico, é necessário a confirmação dos níveis baixos de glicose no sangue, presença de sintomas e melhora do quadro apos reposição de carboidrato (açúcar).

O tratamento vai depender da causa da hipoglicemia. É recomendável o consumo de carboidrato (15g) na forma de sucos (1 copo de suco de laranja), glicose em tabletes ou duas balas que rapidamente podem reverter os sintomas nos quadros leves ou moderados e não elevar muito a glicemia (no caso dos diabéticos). Após 15 minutos, pode ser repetido o exame de sangue (glicose na ponta dos dedos) e caso não haja melhora dos sintomas, nova carga de carboidrato (mais 15g) poderão ser consumidas.

Agora, se a causa for por medicamentos, imediatamente o endocrinologista deverá ser contactado para considerar a sua substituição e/ ou redução da dose.