• O QUE É A PUBERDADE?

É o período no qual a criança adquire características sexuais para se tornar um adulto. Geralmente seu início se dá por volta dos 8 aos 13 anos nas meninas e dos 9 aos 14 anos nos meninos. Nessa época, ocorre aumento de Estrogênio nas meninas (produzido pelos ovários) e de Testosterona nos meninos (produzido pelos testículos) levando as principais características da puberdade que são: desenvolvimento das mamas e menstruação (meninas), crescimento de pênis, testículos, engrossamento da voz e surgimento de barba (meninos), assim como para ambos- crescimento dos ossos longos e aumento de massa muscular e aceleração do crescimento. Também é comum a acne na face e no corpo, aumento da sudorese e odor axilar característico do adulto decorrente da produção de androgênios pelas glândulas supra-renais.

  • QUANDO PODE SE DIZER QUE A PUBERDADE ESTÁ ATRASADA?

Quando essas alterações acima ocorrem mais tardiamente. No caso das meninas, início do crescimento das mamas após os 13 anos e ausência de menstruação após 16 anos. E nos meninos, ausência de crescimento testicular após os 14 anos.

Existem os casos de atraso constitucional do desenvolvimento, no qual essas características ocorrem próximo a esse período, no entanto, não constitui um problema médico e não requer tratamento.

  • QUANDO A PUBERDADE ESTÁ ADIANTADA?

A puberdade precoce pode ser identificada quando surgem características do desenvolvimento sexual antes dos 9 anos nos meninos (aumento testicular) e nas meninas antes dos 8 anos (aumento das mamas).

  • O QUE É ADRENARCA PREMATURA?

É quando ocorre o aparecimento precoce de pelos pubianos, acne e odor axilar em meninos e meninas. Isso ocorre em decorrência de uma secreção aumentada de androgênios produzidos pelas supra-renais. A maioria dos casos não requer tratamento, no entanto, necessita de avaliação especializada, pois pode sugerir algum desequilíbrio hormonal.

  • COMO É FEITA A AVALIAÇÃO COM O ENDOCRINOLOGISTA?

Uma consulta médica cuidadosa com o especialista avaliará a história médica de seu filho, incluindo histórico do parto, desenvolvimento sexual dos pais, exposição à medicações, doenças e alterações emocionais que podem afetar o desenvolvimento da criança. Serão solicitados exames laboratoriais específicos, e/ou radiografia de mãos e punhos para cálculo de idade óssea e ultrassonografia dos ovários, testículos…

  • COMO É O TRATAMENTO?

Dependendo da causa da puberdade estar atrasada ou precoce, necessitará de tratamento ou não.

Puberdade precoce– Será avaliada a necessidade de uma medicação que possa retardar até uma fase mais adequada o surgimento das características sexuais.

Puberdade atrasada– A grande maioria das crianças apresenta atraso constitucional do desenvolvimento, que significa que esta mais lentificado, no entanto, ainda dentro do prazo normal e não requer tratamento, na maioria das vezes. Nos outros casos, a reposição hormonal adequada pode se justificar, e isso pode ser mantido até a fase adulta.

4 PERGUNTAS FREQUENTES DOS PAIS AO PEDIATRA

  • Quanto deveria ser a estatura ideal para o meu filho, agora?
  • Por que meu filho está crescendo devagar?
  • Meu filho necessita de algum tratamento médico?
  • Devo levá-lo ao endocrinologista?

FONTE

WWW.Hormone.org