Crescimento

A velocidade de crescimento ou a estatura do seu filho podem não estar compatíveis com a faixa etária em que ele se encontra. Uma avaliação mais precoce possível e minuciosa dos parâmetros do crescimento como idade óssea, estágio puberal e acompanhamento nos gráficos podem indicar necessidade de tratamento com o hormônio do crescimento, e assim, alcance da estatura final adequada.

A sigla GH (Growth Hormone) se refere ao hormônio do crescimento. O GH é produzido pela glândula hipófise, situada na base do crânio, e está presente em todas as pessoas normais. É indispensável durante o período de crescimento e se por alguma causa ele nao estiver sendo produzido adequadamente a estatura adulta normal pode não ser alcançada.

Quando o corpo humano produz GH em excesso, causa uma doença conhecida como gigantismo. É um quadro de crescimento exagerado, acompanhado de outros problemas graves de saúde. Pode surgir na infância, durante a puberdade ou na vida adulta, nesse caso chamado de ACROMEGALIA.

Uma das formas de se identificar problemas de crescimento é observar se a criança está demorando para trocar a numeração de roupas e calçados ou quando ela se torna a menor da turma da escola. Esses são sinais importantes que devem estimular os pais a procurar um endocrinologista.