Distúrbios da Menstruação

A falta de menstruação ou sua frequência aumentada (mais de uma vez no mês), podem significar problemas hormonais que necessitam de investigação e tratamento adequado.

Os distúrbios menstruais abrangem as situações em que não existe menstruação ou o padrão menstrual da mulher se altera. Cerca de 20 % das mulheres sofrem com esses distúrbios, que podem acontecer por alteração de duração, da quantidade e do intervalo,ou a suspensão brusca da menstruação antes do tempo considerado normal para o seu término,e ate mesmo a ausência da menstruação (amenorréia).

A duração normal do ciclo menstrual varia de 21 a 36 dias, a duração da menstruação pode variar de 1 a 8 dias e a quantidade normal de perda de sangue oscila entre 20 a 80 ml/dia.

As principais causas de distúrbio menstruais são decorrentes de alterações físicas (como tumores, cistos, miomas), hormonais (Síndrome do Ovário policístico, hiperandrogenismo, alterações da tireóide, aumento da prolactina e menopausa precoce) e psicológicas (estresse, anorexia, etc).

Portanto, é importante procurar o endocrinologista para que ele investigue e trate essas alterações.