Cirurgia bariátrica pode ajudar no tratamento contra diabetes

Indicada até agora para pacientes com obesidade grave, a cirurgia bariátrica passou a ser recomendada também para o tratamento do diabetes tipo 2 nos casos em que a doença não for controlada com o uso de medicamentos.
A nova diretriz, endossada por 45 associações médicas em todo o mundo, duas delas brasileiras, foi publicada na revista Diabetes Care, da Associação Americana de Diabetes.
De acordo com a nova diretriz, pacientes diabéticos com índice de massa corpórea (IMC) a partir de 30 poderiam ser submetidos a cirurgia de redução do estômago para controlar a doença.
.
O CFM (Conselho Federal de Medicina) publicou em 2016 uma resolução com novas regras para a autorização de cirurgia bariátrica – destinada a reduzir capacidade de absorção do intestino em pessoas obesas.
.
A principal mudança foi a ampliação do número de doenças que justificam a indicação de cirurgia para pacientes com IMC (Índice de Massa Corpórea) entre 35 e 40 kg/m².
A nova recomendação é apoiada pelas Sociedades Brasileiras de Diabetes e de Cirurgia Metabólica e Bariátrica.
Estudos apontam que pelo menos 80% dos pacientes diabéticos que passaram pela cirurgia tiveram melhora no quadro da doença. A cirurgia promove maior equilíbrio dos índices glicêmicos não só por meio da perda de peso.