Dieta do jejum intermitente

O jejum intermitente é um tipo de jejum “programado”. Ele não é constante e duradouro, pelo contrário, normalmente acontece em intervalos de tempos pré-estabelecidos. Ou seja, apresenta períodos de jejum intercalados com períodos onde há ingestão alimentar.

Precisa ser planejado, com a ajuda de seu endrocrinologista, para que seja evitado qualquer problema de saúde, como pressão baixa, anemia ou fraqueza.

Nos estudos que avaliam o efeito do jejum intermitente, os protocolos são variáveis, mas talvez o mais comum seja o jejum alternado em dia sim/dia não. No dia de jejum, ocorre a ingestão de até 25% das necessidades energéticas diárias durante um período de 24 horas. Já no dia seguinte, sem jejum, o consumo alimentar deve ser moderado.

Depois de um período estabelecido da dieta, você deve voltar ao endocrinologista que fará várias avaliações, como, por exemplo, se houve redução de gordura corporal, se aconteceu a manutenção nos níveis de HDL e se houve redução nos níveis de triglicerídeos e insulina. O acompanhamento médico é fundamental.