Dieta low carb

A dieta low carb proporciona uma ingestão reduzida na quantidade de carboidratos. Em uma alimentação convencional, a orientação é que aproximadamente 50 % do que é ingerido por dia seja carboidrato. Já nos métodos low carb, o consumo de carboidratos é bem mais restrito.

É importante dizer que a redução extrema de carboidratos, abaixo de 40%, até proporciona o emagrecimento, porém não ocorrerá de forma saudável e pode causar uma série de consequências graves para a saúde.

Os carboidratos incluem alimentos como arroz, macarrão, pão e batata.

Na dieta low carb há o estímulo do consumo de carboidratos de baixo índice glicêmico, cuja glicose (açúcar) é absorvida em uma velocidade mais lenta e por isso não ocasiona grandes picos de insulina e nem de glicose no organismo.

São exemplos de alimentos de baixo índice glicêmico a batata doce e o arroz integral.

Quando a dieta low carb propõe uma redução pequena de carboidratos, algo até 40% do que é ingerido no dia, ela também ajuda a emagrecer. Não só o carboidrato, mas a proteína e principalmente a gordura devem ser bem controlados.

Para ocorrer um resultado mais eficiente, é preciso que o paciente procure uma nutricionista, que vai orientá-lo e depois fale com seu endocrinologista, já que o mesmo conhece sobre as condições de saúde deste paciente podendo orientar em alguma restrição complementar a essa dieta.