Hipófise

A glândula pituitária, também conhecida como hipófise, é uma pequena glândula alojada na base do cérebro.

A hipófise controla as funções da tireoide, das adrenais, do crescimento, do controle hídrico e o sistema das gônadas. Para tal, produz diferentes hormônios.

Grande parte de suas funções são reguladas pelo hipotálamo, que por sua vez, é responsável pela regulação da atividade de outras glândulas e de várias funções do organismo como o crescimento e secreção do leite através dos seios.

O diagnóstico dos tumores de hipófise é facilmente feito por meio de ressonância magnética. Eles representam cerca de um quinto de todos os tumores cerebrais, e alguns de seus tipos predominam nitidamente em mulheres. Esses tumores podem secretar os hormônios que naturalmente são secretados pela hipófise, só que em quantidade muito maior. Isso pode levar a diferentes situações clínicas, dependendo do hormônio secretado.

O tratamento adequado desses tumores pode levar ao desaparecimento completo dos sintomas causados por eles, bem como à diminuição dos riscos à saúde que em geral ocasionam e deve ser sempre iniciado o mais breve possível.