O uso indiscriminado de anabolizantes em academias

Cada dia aumenta mais o número de entradas em hospitais por casos de uso inadequado de anabolizantes ou de outras substâncias que potencializam a queima de calorias.

Os anabolizantes são habitualmente indicados para pessoas com problemas de desgaste muscular e ósseo. Mas isso precisa ser feito com receita de um médico especializado e é necessário que o tratamento seja acompanhado pelo médico. No caso do uso para a prática da musculação, o anabolizante favorece o desenvolvimento muscular, reduz a quantidade de gordura e fortalece os ossos.

A maior parte dessas substâncias é comercializada no Brasil de forma ilícita, dentro de academias. O grande problema nisso é que os usuários desconhecem a procedência do medicamento e, ainda assim, utilizam altas doses, durante longos períodos de tempo. As complicações que podem ser causadas pelo uso inadequado dessas substâncias variam de pessoa para pessoa. As mais comuns relatadas são doenças relacionadas ao fígado, que é o órgão responsável por filtrar tudo que passa pelo nosso corpo – o fígado não aguenta tamanha carga hormonal e desgaste, e acaba cedendo, às vezes causando até câncer hepático.

Os anabolizantes também podem provocar atrofia testicular e fazer com que jovens possam apresentar ausência de espermatozoides, diminuição da libido e impotência sexual, já que mexe com o equilíbrio hormonal.

O uso dos anabolizantes também pode trazer complicações cardíacas muito graves porque aumenta o nível do mau colesterol e diminui o do bom colesterol no sangue, aumentando o risco de infarto.

Para quem quiser ficar musculoso, o ideal é ter uma alimentação saudável, com todas as vitaminas, carboidratos e nutrientes necessários para ter um metabolismo acelerado e um bom crescimento dos músculos.

É recomendável ter o acompanhamento de nutricionista, endocrinologista e fazer treinos de alta intensidade, mas sempre com o auxílio de profissionais de educação física, que vão te ajudar a praticar os exercícios da forma correta, não só da intensidade e da carga no exercício, mas também da sua postura, a fim de evitar lesões e qualquer tipo de problema de saúde.