Obesidade infantil vai quadruplicar até 2030
A obesidade infantil pode ser causada por diversos fatores. A má alimentação e o sedentarismo são as causas mais comuns. Tão importante quanto uma alimentação correta e balançeada, é a atividade física diária. Todos que moram com crianças devem estar envolvidos, sejam eles magros ou não. Se toda a família for inserida na reeducação alimentar, melhor será para a saúde da criança.
Hoje em dia, as crianças brasileiras estão engordando cada vez mais e os culpados vão do maior poder aquisitivo da população à tecnologia.
 .
Além do acesso aos alimentos ultraprocessados, as novas gerações estão rodeadas de tecnologia o tempo todo, contribuindo, dessa forma , para que as crianças e adolescentes fiquem sentados na maior parte do tempo.
Atenção: Já existem diversos estudos mostrando uma relação direta entre o tempo sentado e a obesidade.
 .
No Brasil, a obesidade aumentou 60% nos últimos dez anos. Segundo o levantamento feito pelo Vigitel, uma em cada cinco pessoas no país está acima do peso e, com isso, também houve aumento da prevalência de doenças de alta morbidade, como o diabetes e hipertensão arterial.
 .
Em 2030, está previsto um aumento importante da obesidade infantil. Países como Índia, China e Brasil vão encostar nos índices dos Estados Unidos. Teremos 33 milhões de obesos entre adultos e crianças. E a incidência de obesidade infantil vai quadruplicar no Brasil.
 .
Será necessário excluír os alimentos ultraprocessados do cardápio e comer comida de verdade. Isso só será possível priorizando a alimentação e aprendendo a cozinhar com “Inteligência”, ao planejar com antecedência cada refeição da semana (não dá para chegar em casa e ainda pensar no que vai comer) com apoio de um especialista.
 .
Além da alteração na dieta, não podemos deixar de praticar exercícios físicos que ajudam no combate a diversos tipos de doenças, inclusive a obesidade. A atividade tem que ser agradável e o papel dos familiares é importantíssimo para ela ser algo comum na vida da criança.