Puberdade

A puberdade, etapa da vida caracterizada por importantes distúrbios hormonais, de reorganização do organismo, que passa da imaturidade para a maturidade, é normalmente acompanhada também por alterações também nos aspectos físicos e psicológicos. Começa com maior frequência entre os 10 e os 11 anos para as meninas, e entre os 12 e os 13 anos para os meninos.

Cerca de dois anos antes do início da puberdade, as glândulas suprarrenais começam a produzir os precursores da testosterona que favorecem a aparição dos primeiros pelos sexuais nas axilas e no púbis. Outros circuitos hormonais são acionados para instalar o aparelho reprodutor, com a aparição de sinais físicos bem visíveis.

Para as meninas, o início desse período é assinalado pelo surgimento da aréola (zona circular da pele situada ao redor do mamilo) que se levanta e se expande. Ela precisará de mais 2 ou 3 anos para completar essa transformação. Ao mesmo tempo, surge a menstruação que assinala as ovulações e o desenvolvimento dos seios.

Já para os meninos, o início da puberdade é assinalado por um aumento do tamanho dos testículos e do pênis, num processo que dura entre quatro e cinco anos e é assinalado também pelo crescimento de pelos.

Também acontecerá o crescimento corporal com as meninas ganhando pelo menos 20 centímetros durante a puberdade e o rapazes entre 25 e 30 centímetros, e todos dobram o próprio peso entre os 9 e os 14 anos.

Se a puberdade chega muito adiantada ou muito atrasada, isso pode ter consequências sobre o crescimento, sobre a fertilidade ou indicar uma patologia subjacente.

O desencadeador da puberdade é o cérebro. Trata-se de um acontecimento fisiológico que contém muitos elementos psico-afetivos e cognitivos.

A chegada da acne, na metade dos adolescentes, vem complicar o quadro e, assim que o adolescente comece a se queixar dela ou que ela pareça se desenvolver em excesso, mesmo que não haja queixas, ela deve ser considerada e tratada. Além do acompanhamento de um dermatologista, em alguns casos mais graves, será necessário fazer limpeza de pele com regularidade com uma esteticista profissonal.

A alimentação do jovem também precisará ser mudada, evitando frituras e alimentos gordurosos e havendo maior consumo de água. Outro fator importante é o fator da limpeza, não só o asseio pessoal, mas estar sempre em um ambiente limpo, principalmente o quarto. No caso dos meninos, quando há o surgimento de pelos no rosto, é necessário que se ensine a forma correta de fazer a barba de forma que se evite qualquer tipo de lesões e feridas no rosto.

A alimentação e as mudanças ambientais, inclusive as mudanças afetivas, desempenham um papel importante no desencadeamento da puberdade.

Além disso, a transformação física é acompanhada por uma transformação psíquica, alimentada pelas variações hormonais. A puberdade é o momento no qual as crianças começam a se sentir capazes de se tornarem homens e mulheres, quando elas começam a ver os outros e a serem vistas como tais.