Síndrome dos Ovários Policísticos (SOP)

A Síndrome dos Ovários Policísticos é um distúrbio endócrino que afeta quase 20% das mulheres em fase de reprodução, provocando alterações hormonais que estão relacionadas com obesidade, resistência insulínica e hiperandrogenismo.

O surgimento de cistos durante a ovulação faz parte do funcionamento normal dos ovários, logo apresentar ovários micropolicisticos não é o suficiente para estabelecer a síndrome.

Além do critério ultrassonográfico, é necessário apresentar também ausência de fluxo menstrual ou hiperandrogenismo clinico ou laboratorial para fecharmos o diagnóstico (alterações do testosterona) e/ou dificuldade para engravidar (alterações na fertilidade).

Os principais sintomas são : irregularidades menstruais, aparecimento de espinhas e cravos, manchas na pele, aumento da oleosidade na pele, cólicas mais intensas do que o normal, aumento do peso e dificuldade de emagrecer.

O endocrinologista é o especialista habilitado para fazer seu diagnóstico e dizer qual tratamento você deve seguir contra essa doença.